terça-feira, 28 de outubro de 2014

Poetas Ambulantes

Inspirando-se nos vendedores ambulantes que circulam dentro dos coletivos oferecendo suas mercadorias, os Poetas Ambulantes oferecem aos passageiros poesia falada e escrita, em troca apenas de atenção, emoção e interação.

A cada mês os Poetas traçam um itinerário diferente, percorrendo diversas linhas de ônibus, trens e metrô, declamando e entregando poemas de própria autoria ou de autores consagrados, escritos por frequentadores dos saraus da cidade.

Normalmente essas ações ocorrem em dias úteis, preferencialmente nos horários de maior movimento. No momento em que os passageiros estão mais cansados e estressados, a intervenção dos Poetas torna a viagem mais agradável e divertida. O destino final é sempre algum local onde habitualmente ocorrem saraus, dando continuidade ao dia de convivência com a poesia. 

"Poderíamos estar matando, poderíamos estar roubando, poderíamos estar ouvindo som alto (sem fone), poderíamos estar dormindo, babando no seu ombro, mas não, estamos aqui, humildemente invadindo seu dia, para recitar e distribuir poesia. Agradecemos a compreensão de todos, tenham um bom dia!"
O coletivo é composto por seis poetas: Carolina Peixoto, Jefferson Santana, Lu’z Ribeiro, Mariane Staphanato, Mel Duarte e Thiago Peixoto, mais a fotógrafa Renata Armelin, que são os idealizadores e coordenadores do projeto.
um poeta (ins)pirado
(ex)pira poesia
mas também acho
que poesia (ins)pirada
(ex)pira poeta

Jefferson Santana

"Nós, do coletivo Poetas Ambulantes, acreditamos que a poesia pode estar em todos os lugares. Por isso, realizamos intervenções poéticas com saraus e distribuição de poemas em ônibus, trens e metrô."  
Os Poetas Ambulantes tem também uma iniciativa de incentivo a leitura idealizada pela CPTM e que está na sua 9ª edição. A ideia é deixar estantes de livros em estações por toda a cidade, com o intuito que os passageiros levem pra casa um livro e depois de ler, doe a alguém. Tiras os livros das prateleiras e promover o compartilhamento de leitura. 
O Destak no Blog não poderia deixar de divulgar e compartilhar esta iniciativa pois é um excelente trabalho que os Poetas Ambulantes fazem por toda a cidade. Conheça melhor acessando:
 

0 comentários:

Postar um comentário