segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Aprenda a tocar violão sozinho! Será que isto realmente é possível?

Será que realmente dá para aprender a tocar violão só com livros e DVDs que você encontra em bancas de jornais? Se você está pensando em aprender a tocar violão sozinho, não deixe de ler este artigo.

Certa vez me deu uma vontade imensa de tocar violão, pois acho muito bonito e admiro quando vejo alguém tocando. Primeiro passo, comprei um violão. Passando em frente a uma banca de jornais, me deparei com um curso de violão completo que constava de um livro e 3 DVDs. Com entusiasmo comprei o curso imediatamente. Quando cheguei em casa percebi que o método era um tanto complicado, comecei a dedilhar vagarosamente do jeito que eu achava que era pra fazer e logo ganhei dores nos dedos. Conclusão, achei muito chato fazer os exercícios para adquirir coordenação motora com os dedos, e meu violão ficou parado por três anos.

Depois de três anos sem pegar o violão, conversei com um professor e perguntei: é possível aprender a tocar violão sozinho? Por que não consegui? Aqui vai as respostas:



1º - Veja se você quer realmente aprender a tocar violão. Gostar de ouvir alguém tocando violão ou achar bonito é totalmente diferente de querer aprender a tocar.

2º - Escolha livros e DVDs que possuem um bom método de ensino para quem quer aprender sozinho. Livros e DVDs você vai achar centenas, cada um com um método de ensino diferente. Procure por aquele que tenha o melhor método. Na internet também possuem centenas de vídeos e sites que procuram ensinar violão, vale a mesma regra, escolha aquele que você melhor entenda.

3º - Tenha determinação e disciplina. Se você quer realmente aprender, tem que ser determinado: "Eu quero aprender, eu vou aprender". Aprender sozinho precisa muito de disciplina, você tem que praticar todo dia no mínimo meia hora. Os exercícios deverão ser praticados pouco a pouco, mesmo que machuquem os seus dedos, isto faz parte e depois você acostuma.

4º - Vou conseguir a tocar violão em 30 dias? - Isto é muito relativo. Não é impossível de um aluno começar a tocar violão em 30 dias, mas é difícil isto acontecer. Pode se dizer, que 85% dos alunos não conseguem tocar violão em 30 dias quando estudam sozinhos. Os 15% que conseguem, são aqueles que praticam todos os exercícios no mínimo 2 horas por dia. Lembra-se da determinação e disciplina que foi falado?

E aí? Você quer aprender mas tem preguiça de pegar no violão para praticar os exercícios e os acordes? Acha chato os exercícios? Não quer que seus dedos doem? Então meu amigo, nem compre revistas, livros e DVDs que realmente eles não vão fazer milagres. Os métodos de ensino são para orientar os alunos de como estudar, mas o aprender vai depender exclusivamente 100% de você. 

Depois desta conversa que tive com o professor, descobri como aprender. Bem, pra mim valeu. Achei um site que tomei como referência para meus estudos e com determinação, disciplina e muitas dores nos dedos, fiz os exercícios, segui o método e já consigo tocar vários acordes.
E realmente, as dores dos dedos desaparecem e cedem lugar aos calos, você acostuma e o que parecia ser chato se torna prazeroso, principalmente quando você toca a sua primeira música.





1 comentários:

  1. também fui assim, e agora a vontade foi tanta que comprei não só um violão, mais dois, um de aço e um nylon, de tanto dedilhar sozinho, ganhei calos, postura, as pestanas saem, e já tenho umas dez musicas que já toco em menos de 30 dias, realmente é prazeroso ver o som saindo e certo!!!!!

    ResponderExcluir