Vou passar uma dica interessante para alunos e amigos leitores.
Trata-se de como ter mais criatividade nas redações usando MAPAS
MENTAIS.
Costumo dizer que nós, profissionais, somos avaliados não
pelo que sabemos mas
pela maneira pela qual nos expressamos. E é através
da redação (comunicação escrita) e da Oratória (comunicação verbal) que
podemos nos expressar de maneira apropriada.
“Quem pouco lê mal fala, e quem mal fala, pior escreve!”
A
redação ganhou um papel muito importante na comunicação por causa da
Internet. Embora escrever e-mails e enviar recados em sites de
relacionamentos tenham lá sua característica própria, ainda assim é
importante ter criatividade para poder expressar em poucas palavras
todas as ideias principais de uma comunicação.
Antes
de iniciar a abordagem acadêmica, gostaria de fazer uma brincadeira.
Quero que leiam este texto abaixo e reflitam sobre o poder da
interpretação das palavras.
Foi encontrado o seguinte testamento:
“Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.”
Quem tinha direito aos bens? Eram quatro concorrentes.
O sobrinho assim pontuou o texto:
“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
A irmã pontuou assim:
“Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O alfaiate vez a sua versão:
“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O procurador dos pobres pontuou assim:
“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!”
A escolha das Palavras
O escritor moderno entra diretamente no assunto e evita os circunlóquios, rodeios desnecessários.
Redação
Redigir é projetar, planejar e desenvolver um pensamento, através de uma perfeita estrutura frasal obtida dos recursos da gramática.
Quem escreve é levado a isolar-se da agitação, a pensar, a refletir. Aí está o mérito da redação. Quem escreve concentra-se, analisa, raciocina, critica, apresenta soluções próprias.
Quem escreve aprende a ver em profundidade, descobre o mérito relativo das coisas e põe às claras os enganos da vida.
Escrever é o mais adequado meio para a formação de nossa personalidade. A redação nos faz meditar sobre a vida.
Uma redação deve sempre demonstrar qualquer coisa, mesmo que o tema não imponha essa demonstração.
Redigir é, assim, responder a um quesito proposto, desenvolvendo um pensamento, uma ideia. Este quesito pode ser uma descrição, narração, etc.
Descrição
Descrição é o retrato que fazemos, por meio da palavra, de um ser, coisa ou objeto. É fazer “ver”, em termos de reconstituição mental, o que se retrata com a linguagem.
A descrição pode ser técnica ou científica, quando dá a conhecer um objeto, e literária, quando se busca produzir, pela forma do objeto descrito, a emoção estética.
Narração
Narração é a representação de um acontecimento por meio de palavras.
Três são os elementos centrais de uma narrativa: as personagens, as ações e as ideias.
Em toda narrativa há sempre descrição. Para compor uma narrativa literária devemos conhecer bem a história que vai ser contada. A narrativa literária não é uma explanação ou
comentário para efeito didático; sua finalidade é despertar emoções, sugerir.
Sugerir é escolher alguns elementos e dispô-los de tal maneira, que provoquem no leitor, por associação, novas ideias e sensações.
Dissertação
A - Dissertação Objetiva
É a exposição de um conjunto de ideias. Ela transmite conhecimentos e tem como finalidade instruir e convencer. Uma apostila é uma dissertação objetiva. A dissertação objetiva tem caráter técnico.
B – Dissertação Subjetiva
Nesta, o autor externa sua visão pessoal, opiniões e impressões. É uma ordenação intencional das ideias. A dissertação subjetiva tem caráter literário.
COMO ESCREVER E-MAIL CORRETAMENTE
Se
você tem algo importante a dizer em seus e-mails, é preciso deixar isso
muito claro desde o principio. Caso contrário há boa chance de que sua
mensagem eletrônica vá para a lixeira antes mesmo de ser lida.
No
meio de tanta informação, conseguir que o destinatário tenha pelo menos
a curiosidade de abrir sua mensagem já é uma vitória. Para isso é
necessário empregar alguns recursos, a começar pelo cabeçalho que contém
o assunto. Assim serão necessários algumas dicas para garantir a
leitura de seu e-mail pelo destinatário:
- preencha o campo “Assunto” com um resumo objetivo da mensagem.
-
Use uma saudação como “Caro Fulano” que certamente ajudará a confirmar
ao destinatário que a mensagem é realmente destinada a ele.
-
Mensagens longas devem ser estruturadas com introdução, desenvolvimento e
conclusão. Utilize linhas em branco entre a saudação, os parágrafos e
sua assinatura
- Evite termos pomposos ou antiquados como “supracitado”, “não obstante”, “outrossim”, “data vênia”, e similares.
-
Não use palavras supérfluas nem palavras que não contribuam para a
exposição. Trate de modo direto, seja o assunto subjetivo ou objetivo. A
comunicação pela Internet não comporta os antigos períodos longos,
quilométricos que caracterizam escritores de outras épocas.
- Não
escreva os textos somente em maiúsculas ou em minúsculas. As primeiras
podem parecer agressivas e as segundas podem dar a impressão de que a
pessoa que escreveu estava com pressa ou desinteressada.
- Defina os
objetivos da mensagem, perguntando a si mesmo: qual o retorno de que
preciso? Estou informando, tentando convencer ou apenas solicitando?
COMO ESTRUTURAR AS REDAÇÕES USANDO MAPAS MENTAIS
Você
pode usar os mapas mentais a qualquer hora, quando receber uma
informação através de uma aula ou através de uma leitura ou quando
desejar estruturar uma redação ou dissertação.
- Primeiro escreva o tema principal no centro da pagina.
- Depois coloque as informações que possui sobre aquele assunto sob a forma de palavras-chaves. Não se preocupe com a ordem.
- Ligue todas as palavras chaves ao tema principal, usando os ramos e sub-ramos.
- Com estas ligações você verá que os ramos vão criar novas palavras chave.
- Escreva seu texto ou redação usando o esqueleto do mapa mental que você acaba de fazer.
Assim
que terminar o mapa mental já terá estruturado um esqueleto para a sua
redação. Você precisará apenas acrescentar músculos e pele ao esqueleto
usando as palavras.
Para se dar bem numa redação no vestibular,
exames da OAB ou em concursos, você vai ver que basta treinar alguns
assuntos que tem mais chance de aparecer na prova e memorizar uma lista
de palavras chave.
Com o esqueleto do mapa mental, você se torna
capaz de distinguir rapidamente o que é importante e o que não é na hora
de estudar e fazer a redação. Além de economizar muito tempo, vai ter
mais criatividade.
Se você
partir de uma ideia geral e criar 5 ideias principais, um aumento de
500% na produção criativa. Em seguida, crie palavras chaves para 3 ideias complementares; para cada uma delas, crie palavras chaves para 3
Detalhes. Para cada Detalhe crie palavras chaves para 3 Sub Detalhes.
Finalmente, para cada sub detalhe crie palavras chaves para 2 minúcias.
Com o auxilio do mapa mental você conseguiu produzir 465 palavras
chaves! Isto representa cerca de 46.500 % mais ideias do que no inicio!
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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
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