sexta-feira, 1 de março de 2013

MBA - Entenda este tipo de especialização!

   O MBA (Master in Business Administration), que em português significa: mestre em administração - apesar do nome - não é um mestrado. Este tipo de especialização não é para todos. No Brasil, o curso é considerado uma especialização latu sensu, pois é voltado para a prática profissional.
   O curso é procurado por quem já está no mercado de trabalho e quer melhorar seus conhecimentos na área de gestão e negócios.

   O MEC não diferencia essa especialização de outras com o título de pós-graduação. No entanto, ela não é destinada para quem acabou de se graduar. Se o profissional ainda é muito jovem, o recomendado é uma pós-graduação mais específica como recursos humanos, finanças e gestão de projetos. Somente mais tarde, quando tiver passado por esse momento técnico e quiser integrar áreas de gestão e liderança, é que deve fazer o MBA.
   Para ingressar no curso de MBA é recomendado que o administrador tenha no mínimo cinco anos de experiência. Até porque, para passar no processo seletivo de escolas que sejam reconhecidas pela Anamba (Associação Nacional de MBA) - orgão que desenvolve parâmetros de qualidade para cursos do tipo de curso - algumas exigências precisam ser cumpridas.
   Deve-se prestar atenção para os cursos que são chamados de MBA, mas, na verdade, não são. A maioria é de baixa qualidade.
   O MEC exige que uma especialização tenha carga horária de 360 horas, já a Anamba coloca como pré-requisito para um curso de MBA 480 horas, no mínimo, e é isso que o aluno deve se atentar no momento de escolher onde irá estudar.
   Além disso, um curso que não tem um processo seletivo, como uma entrevista e pelo menos uma redação, e que não exija no mínimo 3 anos de experiência no mercado de trabalho, já não é bem aceito pelas empresas. Outra dica é, antes de se matricular, conversar com quem já estudou na escola e conhece o curso - eles podem fornecer informações importantes.

   Enquanto nos Estados Unidos e Europa existem rankings e orgãos de certificação no que se refere a programas de MBA, por aqui, o mesmo não acontece.

   E para finalizar este post, coloco aqui, alguns itens importantes para verificar antes de fazer a matrícula:
  • Avalie a reputação da escola perante as empresas da sua área de atuação e para o mundo dos negócios em geral.
  • Se a única seleção do MBA for pagar a matrícula e ter as mensalidades em dia, já não é um bom sinal.
  • Verifique se o que a escola vende na propaganda é realmente verdade. Peça para participar de algumas aulas antes de fazer a matrícula.
  • Coloque em consideração também o trabalho de conclusão (TCC). Observe se este trabalho é prático, se pode ser aplicado ao seu contexto profissional e que resultados vai gerar.
  • Em relação ao número de alunos, o ideal é procurar um meio termo. Uma classe de 35 a 50 alunos seria o ideal.
   Fica aqui as minhas dicas para este tipo de especialização.

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